Poupança de combustível

[postlink]http://eletrikpower-allsite.blogspot.com/2012/01/poupanca-de-combustivel.html[/postlink]gendofvideo [starttext] Para poupar combustível quando desce a serra ou montanha, há duas coisas erradas que não deve fazer e uma coisa acertada que deve fazer.

NÃO DEVE FAZER
1- Nunca desligar o carro, porque além de ser proibido e de outras anomalias causadas na condução, é altamente perigoso, nos carros modernos o sistema de travagem, seja ele o sistema Servo-Freio ou mais recente, o sistema ABS, ambos necessitam do motor e circuitos eléctricos em funcionamento, para garantir a eficácia de travagem.

2- Nunca desengrenar as velocidades(caixa de cambio ou de velocidades)do carro e deixando-o em ponto morto e controlar a velocidade com o travão de serviço ou de mão para poupar combustível, pois o carro vai descontrolado e criando sobreaquecimento nos discos e pastilhas da frente e de trás, causando o que se diz na gíria, vidrar o travão, ou seja a eficácia do sistema de travagem fica comprometido, chegando mesmo a não travar o carro e depois todos viramos videntes e prevemos o futuro imediato que nos vai acontecer, a poupança de combustível é equivalente a circular entre os 40 e os 60 Km/H em plano com a 5º velocidade engrenada, dependendo da cilindrada do motor, mas o risco é enorme.

DEVE FAZER
1- Para poupar combustível quando desce a serra ou montanha, ou qualquer outra descida, deve sempre ir com uma velocidade engrenada, 6º, 5º, 4º, 3º ou outra mais abaixo por forma que tenha a velocidade de deslocamento do carro controlado e a força da inclinação da descida impulsione o carro sem necessidade de acelerar, o consumo é quase nulo e não necessita de ir com o pé no travão de serviço(travão de pé), poupando combustível e todos os componentes do sistema de travagem.

Veja o video abaixo em uma Citroen Picasso com computador de bordo e mostrando o consumo de combustível em tempo real. (Igualmente para outras marcas e modelos)


[endtext]

0 comentários: